Chapecó - SC
Chapecó - SC

 

                          CHAPECÓ - SC

       Chapecó

O município de Chapecó foi criado em 25 de agosto de 1917. A colonização iniciou com os tropeiros que utilizavam a região como trajeto para o transporte de gado. O processo de migração de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul, começou com a chegada das companhias colonizadoras. A principal atividade econômica na época era o extrativismo da madeira.

Outro fator que garante a Chapecó a condição de cidade-pólo é a economia diversificada. Agroindústrias, prestação de serviços e comércio são alguns dos principais ramos da economia local. O município ficou reconhecido internacionalmente por concentrar o maior parque agroindustrial latino-americano.

  Chapecó é palavra de origem Kaigang com várias interpretações: "chapadão alto", "chapéu feito de cipó" e "põe no chapéu" para nativos da língua. Segundo pesquisas feitas pelo Dr. Selistre de Campos, a palavra origina-se dos termos "echa" + "apê" + "gô", que na língua dos nativos significa " donde se avista o caminho da roça". A denominação foi oficializada em 25 de Agosto de 1917 através da Lei nº 1.147 do governo estadual, por ocasião da sua emancipação. Na época, Chapecó tinha como base territorial a região conhecida como Oeste catarinense, não havendo limites político-administrativos.

CARACTERÍSTICAS:


Pólo agroindustrial do sul do Brasil e centro econômico, político e cultural do oeste do Estado,Chapecó tem prestígio internacional pela exportação de produtos alimentícios industrializados de natureza animal. Suas grutas e sítios arqueológicos guardam muitas surpresas para os visitantes. 

Data de fundação - 25 de Agosto de 1917.

 
Principais atividades econômicas - A cidade tem fama internacional por ser grande exportadora de produtos alimentícios industrializados de natureza animal, ocupando lugar de destaque na economia catarinense. É também considerada a Capital Latino-Americana de Produção de Aves e Centro Brasileiro de Pesquisas Agropecuárias.

População - 189.052 habitantes (2012)

Colonização - Italiana

Principais etnias - Italiana, alemã e polonesa.

Localização - Oeste catarinense, a 550 Km de Florianópolis (através da BR 282).

 

 TURISMO 
O município é pólo econômico do oeste e firma-se também como pólo turístico. Sua excelente infra-estrutura urbana, a proximidade das estâncias minerais e a promoção de eventos, além da riqueza de sua economia, trazem cada vez mais visitantes à cidade. Em Chapecó são preservados os costumes gaúchos em vários CTGs (Centros de Tradições Gaúchas). Bem no centro do município, o Monumento ao Desbravador mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, símbolo do trabalho e da luta para subjugar o meio hostil. A obra é um cartão-postal e ponto de referência na cidade. Em sua base fica o Museu Paulo de Siqueira. Próxima ao monumento está localizada a Catedral Santo Antônio, inaugurada em 1956. Visite o Museu Tropeiro Velho, com mais de 1.000 artigos, entre peles, ossadas, ferramentas e armas abandonadas por bandidos e soldados da Guerra do Contestado e da Revolução Farroupilha, e o Museu Municipal Antônio Selistre de Campos, faz parte do Museu de História e Arte de Chapecó, MHAC localizado no Prédio Histórico da Prefeitura, com seu importante acervo de arqueologia, arte e costumes dos indígenas e colonizadores, além de fotografias históricas de Chapecó. Vale uma esticada até a Reserva Indígena Ximbangue, a 10km do centro, para conhecer os usos e costumes dos primeiros habitantes da região, com exposição e venda de artesanato dos índios.

Natureza - Próxima das estâncias hidrominerais, Chapecó oferece ao visitante a melhor infra-estrutura turística da região. Existem belas paisagens naturais no vale do rio Uruguai, além de grutas e sítios arqueológicos que revelam os mistérios das antigas civilizações indígenas. Visite a Cachoeira Alto Capinzal, a cascata e gruta da Sede Trentin e a Floresta Nacional de Chapecó/Gleba (não é aberta a visitações), com 3.120.000m2 de mata nativa, duas cachoeiras, um riacho com águas limpas e fauna diversificada. Na descida da serra, na BR-480, descortina-se uma bela vista do vale do rio Uruguai.

Infra-estrutura turística - A rede hoteleira do município totaliza 2.600 leitos, há boa infra-estrutura de serviços e equipamentos para grandes eventos.

- DESTAQUE 
O destaque da cidade de Chapecó são as várias festas, feiras e exposições que atraem turistas de todo o Brasil e do Exterior. O Salão Brasileiro da Suinocultura, a Festa do Leitão Light, a Festa do Frango e do Peru, a Festa das Nações, a Kerbfest, a Würsfest, a Mercoagro, a EFAPI (Exposição feira Agropecuária, industrial e comercial de Chapecó), a Mercomóveis, a Mercoláctea, a Decorare, a Expomerco, a Metalplast, a Novemberfest, a Projetec, a Ambientalis, o Dança Chapecó, a Logistique, entre outros inúmeros.



                  Pontos turísticos de Chapecó


    - Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

Aeroporto de Chapecó

Oferece voos diários para diversas partes do país. Dispõe de salas de embarque e desembarque com box para check-in,sala vip, raio-X, esteira para bagagem, equipamentos de segurança VOR, DME e balizamento diurno e noturno com rádio farol,lanchonete, estacionamento, guichês das companhias aéreas, locadoras de veículos e quiosque com artesanato.


    - Balneário de Águas Termais

Balneário de Águas Termais

O balneário oferece aos turistas e associados, água quente natural mineral e sulfurosa com temperatura de 43º C. Como infraestrutura, o balneário conta com um conjunto de 05 piscinas com água quente mineral e sulfurosa, play-ground infantil aquático, conjunto de tobogãs, parquinho infantil, área de camping, parque de churrasqueiras, restaurante, canchas poliesportivas, lago para pesca artesanal, recanto ecológico com pista para caminhada, área arborizada para relax e estacionamento. O balneário localiza-se no Distrito de Marechal Bormann, distante 12 km do centro de Chapecó.


    - ECOPARQUE

ECOPARQUE

Localizado na Avenida Getúlio Vargas em frente ao 2º BPM, o Ecoparque possui área verde com árvores nativas e eucaliptos, lago com ponte, três trilhas para caminhada, áreas de convivência, playground, banheiros e academia ao ar livre. Aberto diariamente das 06:00 às 21:00 horas.


    - Galeria Dalme Marie Grando Rauen

Galeria

Localiza-se na Praça Coronel Bertaso, em sala com atendimento monitorado em horário comercial. Neste espaço, regularmente, artistas locais e visitantes expõem suas obras. A Galeria Municipal de Artes foi criada em 2002 homenageando a artista chapecoense Dalme Marie Grando Rauen e visa difundir e fomentar as artes visuais.


    - Gruta da Figueira

Gruta da Figueira

Localizada no Distrito de Sede Figueira, a 1.000 metros da BR-282, o local é composto por 03 grutas que se formaram na rocha e 01 cachoeira com aproximadamente 8 metros de queda d’água.

A capela de Nossa Senhora de Lourdes fica em frente a uma das grutas, onde anualmente, no mês de Dezembro, realiza-se Romaria Penitencial para a Santa, contando com a participação de cerca de 5.000 pessoas.

Em meio a mata nativa há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com 15 esculturas em pedra de arenito, de 1,00 metro de altura X 0,80 cm de largura, simbolizando cada um dos mistérios. As obras foram confeccionadas pelo artista chapecoense Cyro Sosnoski.


    - Memorial Paulo de Siqueira

       

Ocupando a base do Monumento “O Desbravador”, mostra algumas das inúmeras obras do artista plástico, pintor, escultor, paisagista e ceramista Paulo Batista de Siqueira. Seu acervo é relativamente reduzido se comparado a totalidade da gigantesca obra do autor. São encontradas, também, fotos e informações sobre parte da obra do artista, espalhadas pelos três estados do sul do país, bem como, na Argentina e Paraguai.


    - Monumento O Desbravador

Monumento O Desbravador

Situado no perímetro urbano, foi inaugurado em 25 de Agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o Município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, um louro simbolizando a conquista e a vitória. O monumento possui 14 metros de altura, 5,70 metros de largura e pesa 09 toneladas. A obra é um cartão de visitas e ponto de identificação da cidade. Na base do monumento está o Memorial Paulo de Siqueira.



    - Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves - Pq da EFAPI

Pq da EFAPI

  Local com 210 mil m², possui numerosas edificações que permitem a realização dos mais diversos eventos tais como feiras, exposições, shows, rodeios, leilões.Destaque especial para a EFAPI - feira multissetorial - com público de 648 mil visitantes em sua última edição e a Mercoagro - Feira Internacional de Carnes.


    - Praça Coronel Bertaso

Praça Coronel Bertaso 

Localizada no centro da cidade, a Praça Coronel Bertaso é um espaço agradável que contempla história, cultura, lazer e descanso. Ao mesmo tempo em que conta a história do ciclo da madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950, através de um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico com cerca de 200 m2, oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água. Na fonte luminosa há uma escultura abstrata em metal feita pelo artista plástico Xyko Bracht. Dispõe ainda, de galeria de artes.


    - Vale do Rio Uruguai

Vale do Rio Uruguai

Na descida da serra da SC-480, com ótima vista para o Rio Uruguai e ponte de divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, o Vale do Rio Uruguai, no Distrito de Goio-En, proporciona bela paisagem que pode ser vista ao longo da serra ou pelo mirante, que fica aproximadamente 15 km do centro da cidade. É possível degustar a gastronomia local nos diversos estabelecimentos pelo trajeto. Acerca do km 17 é possível se aventurar numa tirolesa de 400m com visão ímpar do vale.


    - Trilha do Pitoco

Trilha do Pitoco

Localizada na Linha Alto Capinzal/Distrito de Goio-en, 28 km distante do centro da cidade de Chapecó, a Trilha do Pitoco faz parte do atrativo natural composto por bela paisagem e 05 cachoeiras, que variam entre 08 e 45 metros de queda d’água. Já na primeira cachoeira há uma piscina natural com águas límpidas, próprias para banho. São percorridos cerca de 3 km de trilha (ida e volta) com destino a um verdadeiro recanto ecológico. O nome da trilha deve-se ao fato de que o cachorrinho “Pitoco”, pertencente a Família do Sr. Gumercindo, conhecia muito bem o caminho e recebia os turistas.


 Deixo aqui alguns pontos turísticos, mas tem muito mais...aguardem!