Dra. Regina Beatriz da Costa
Nutricionista - CRN10 2552
ORIENTAÇÕES ALIMENTARES - Parte 1
· Mastigar bem os alimentos é fundamental p/ uma boa digestão. Os alimentos bem fragmentados facilitam a ação das enzimas digestivas e assim serão completamente digeridos sendo mais bem absorvidos e aproveitados pelo organismo. Outro fator importante, é que na composição da saliva existe um fator de crescimento da epiderme (FCE), que facilita a recuperação da mucosa de todo o trato gastrintestinal. Procure mastigar os alimentos aproximadamente 20 vezes.
· Fazer as refeições de maneira consciente, com calma e em local tranquilo: Evite ambientes com excesso de barulho os estímulos visuais e sonoros estressantes. Faça das suas refeições um momento tranquilo e prazeroso, procure um ambiente agradável. Preste atenção no que está comendo e procure repousar os talheres.
· Evitar a ingestão de líquidos às refeições: Os líquidos em demasia diluem os sucos digestivos prejudicando a digestão. Além disso, aumentam o pH intestinal ao diluir e neutralizar o HCL propiciando o crescimento de patógenos. Ideal é ingeri-los até 20 minutos antes ou no mínimo 30 minutos ou 2 horas após. Dentro deste período, restrinja o volume ao máximo de 200 ml.
· Hidrate-se bem, 70% do peso corporal é água. Consuma pelo menos 2 litros distribuídos durante o dia, evitando que você sinta sede em demasia no momento das refeições. A água pura continua sendo o de maior importância na hidratação e contribuindo também com a detoxificação. Procure levar com você sempre uma garrafinha de 500 ml de água e deixá-la sempre a vista para beber mesmo quando não tiver sede.
Obs: Não esqueça de tomar bastente água. Evite líquidos durante as refeições.
**************************************************************************
Dra. Regina Beatriz da Costa
Nutricionista - CRN10 2552
ORIENTAÇÕES ALIMENTARES - Parte 2
· Fracione sua alimentação em 5 ou 6 refeições /dia: Evite pular refeições e/ou consumirgrandes volumes de alimentos em uma única refeição. Para facilitar o processo digestivo o ideal é fracionar em 5-6 refeições/dia de menor volume: Café da manhã, lanche da manhã (pequeníssimo), almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (opcional);
· Evite frituras e alimentos gordurosos: As gorduras de modo geral possuem digestão mais lenta e portanto, devem ser evitadas, principalmente na forma de preparações fritas e derivados da gordura do leite, que além de alterarem a microbiota, são também pró-inflamatórias.
· Evite o consumo de bebidas alcoólicas: O álcool induz ao aumentando a permeabilidade, consome os estoques orgânicos de nossos antioxidantes, como a glutationa e a vitamina C.
· Evite o consumo exagerado de café: O café em demasia pode irritar a mucosa gástrica e intestinal. Pior ainda é consumi-lo com açúcar, que é altamente calórico é fermentativo!